O Futuro em suas mãos

UOL Host: estelionato ou “apenas” incompetência latente?

Como alguns devem saber, desde o princípio da noite de quinta-feira o UOL Host está com vários serviços indisponíveis, entre eles, o de Cloud Computing. Fomos profundamente afetados por isso, bem como dezenas de outros profissionais e milhares de clientes. Achei bem curioso o fato de praticamente não ter visto notícia a respeito disso em lugar algum. Sempre que acontece qualquer problema com outras empresas, como Vivo, Blackberry, Twitter e afins, por mais rápido que seja, pipocam inúmeras notícias nos meus feeds. Dessa vez, nada.. Fico me perguntando se isso aconteceu porque os editores acharam que não tem relevância ou se é porque o UOL é um grande grupo da internet brasileira e ninguém quer mexer nesse vespeiro.

O assunto que quero tratar nesse post é sobre a forma com que a empresa UOL Host vem agindo diante dessa situação. Começamos uma discussão no Twitter, mas como é muito difícil fazer uma discussão pautada em argumentos usando apenas 140 caracteres, achei melhor vir para o blog. Peço desculpas à aqueles que gostam de ver por aqui notícias de tecnologia ligadas a Apple e afins, mas se vocês continuarem a leitura, verão que não se trata de um #mimimi localizado e sim algo que vale a pena debater.

Em resumo, a discussão surgiu quando eu comentei algo a respeito das atitudes do UOL Host: “o que a empresa faz não é uma pura e simples propaganda enganosa, onde ela anuncia que um iogurte tem 500gr e entrega 400gr. ela está cometendo estelionato, pois anuncia a sua infra como sendo uma coisa extremamente segura e confiável, mas não investe o suficiente para entregar o que vende, colocando vários negócios (e famílias que depende dele) em risco”. Segundo consta no dicionário, estelionato é quando alguém (ou alguma empresa) comete fraude em contrato, documento, etc., induzindo ao erro a outra parte para com isso, obter vantagem ilícita. Bom, não sou advogado e nem nunca frequentei a faculdade de direito, mas interpretendo o texto, parece ter sido exatamente isso que a empresa fez.

Vamos dar uma olhada em uma das propagandas do UOL Host, disponível no seu site na área de Cloud Computing. Como a UOL Host pode mudar o site, tirei um printscreen para que possamos analisar o que ela apregoa:

veja a matéria completa publicada no

Os comentários estão desativados.